Conhecida como a capital mundial das pedras preciosas, a cidade de Teófilo Otoni (MG) recebeu entre os dias 23 e 27 de julho, no Centro de Convenções Expominas IV, a FIPP – Feira Internacional de Pedras Preciosas, organizada pela “Gems Exporters Association”, celebrando as riquezas naturais da região.

No dia 25 de julho aconteceu de forma hibrida o seminário “A Mineração de Pequena Escala de Gemas em Minas Gerais” com a finalidade de debater os desafios e as oportunidades deste mercado, assim como propor projetos de promoção de seu desenvolvimento, junto de parlamentares, empresários e técnicos especializados.

O seminário foi um espaço voltado para sensibilizar as principais entidades públicas para as demandas dos pequenos mineradores de gemas do Brasil, com a presença de alguns dos mais influentes do setor.

 O evento foi uma ação conjunta do IBGM, Sistema SINDIJOIAS AJOMIG/MG e da Frente Parlamentar de Mineração Sustentável (FPMIN), com apoio do SEBRAE.

Seminário debate desafios e oportunidades da mineração de gemas

Aconteceu na sede da FIEMG, em Belo Horizonte, no dia 3 de junho, um seminário com temas importantes a respeito do futuro da mineração das gemas no Brasil a partir de diferentes perspectivas.

O evento foi realizado pelo Sindijoias Ajomig em parceria com Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) e apoio da FIEMG, e contou com a participação de empresários do interior de Minas Gerais e de outros estados, associados da entidade, especialistas, pesquisadores e representantes do poder público.

Minas Gerais destaca-se na produção nacional de gemas, seja na quantidade e, mais expressivamente, na qualidade das gemas extraídas.

O presidente do Sindijoias Ajomig, Murilo Graciano, destacou o potencial de crescimento de Minas e do Brasil nesse setor e, segundo ele, o encontro trouxe à tona temas que afetam diariamente a indústria da mineração de gemas, como qualificação de mão de obra em todas as fase da cadeia produtiva, formação de cooperativas, financiamento a produtores, sustentabilidade e um dos pontos mais debatidos, a adequação da legislação ambiental e mineral à esta atividade de baixo impacto ambiental.