Transformar tendências de moda em acessórios de estilo foi a missão cumprida com êxito pelo seleto grupo de designers de joias e bijuterias apresentada na 31a edição do Minas Trend, que aconteceu em abril, em Belo Horizonte.


Durante o evento, o Sindijoias Ajomig, em parceria com a FIEMG convidou a consultora de moda em bijuterias, joias e semi joias, Cris Gurgel para um talk com o tema “Acessórios, os protagonistas do verão 25”. Com 20 anos de carreira, Gurgel é uma das maiores autoridades do país quando o assunto é tendência para os acessórios.
“A moda propõe um mergulho na natureza e no cosmos, em seus aspectos naturais, orgânicos, místicos e sobrenaturais. Evidencia a individualidade e a inclusão, e valoriza cada vez mais as técnicas artesanais, a reutilização de materiais, equilibrando aspectos históricos, culturais com boa dose de tecnologia e fantasia” diz ela.


Design, inovação e sustentabilidade são as palavras de ordem para os acessórios do verão 25. Os macros temas da temporada foram divididos pela consultora em três partes: preservar, restaurar e inventar.


As tendencias
“Preservar” está ligado ao planeta, ao cuidado e atenção com os recursos naturais, a fauna e a flora, um olhar para o futuro, mas que também preserva. Vem forte nesse tópico as pedras naturais, as texturas mais rústicas com atenção ao acabamento e a prata envelhecido.
“Restaurar” remete às culturas e ao folclore, resgatando as técnicas artesanais, como as lapidações, esmaltações e técnicas de bordados diferenciadas.
“Inventar” tem uma cara mais tecnológica, futurística e digital, com muitas cores, inovações e misturas de materiais

Pantone
A consultora deu um spoiler e afirma, depois de muita pesquisa, que a cor de 2025 pela Pantone será um azul no tom da pedra lápis laluzi, um azul puxado pro roxo. Remetendo a calma, paz e proteção, em contraponto da vida agitada que se leva.