A 33ª edição da FIPP – Feira Internacional de Pedras – aconteceu no final de julho, no Centro de Convenções Expominas IV, na cidade de Teófilo Otoni, Minas Gerais, conhecida como a capital brasileira das pedras preciosas.
A feira é realizada pela GEA – Gems Exporters Association (Associação dos Comerciantes e Exportadores de Joias e Gemas do Brasil), em parceria com a Associação dos Corretores e Comerciantes de Pedras Preciosas (ACCOMPEDRAS) e a Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni.
Este ano, foram mais de 120 expositores apresentando uma grande variedade de gemas naturais produzidas no país, tanto brutas como lapidadas, bem como materiais ornamentais de coleções e esculturas, além de artesanato mineral, bijuterias e joias com pedras, máquinas, equipamentos e serviços.
É um evento muito esperado na região, movimenta diversos setores da cidade, gerando um impacto comercial direto, tanto no setor de pedras preciosas local, como em outros setores da economia regional, como hoteleiro, turístico e de alimentação. Nesta edição, estiveram presentes expositores de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Espírito Santo, Piauí, Distrito Federal, Goiás, Tocantins, além de visitantes e expositores estrangeiros vindos da Argentina, Uruguai, Peru, Colômbia, EUA, Alemanha, Suíça, Itália, Índia, China, Japão, entre outros.
O SINDIJOIAS AJOMIG GEMAS/MG, através de sua Câmara Setorial de Gemas e Artefatos Minerais, em parceria com o SEBRAE MG, organizou um Safari à 33ª edição da FIPP.
A proposta de participação neste evento, com um grupo de empresários de joias e bijuterias/folheados, foi expandir a grade de potenciais fornecedores de gemas das mais diversas variedades e valores, na companhia dos seguintes associados: Arte Em Gemas, Bart Gems Brazil, Bezim Gemas, Cosmos Gems, Grp Gemas, Ignius Laboratório Gemológico, Js Gemas, Jg Gemas E Minerais, Macgyver Stones, Minas Gemas, Opalas Pedro Ii, R&R Gemas, Ronaldo Barbosa Transport E Aricanga.
A Presidente da Câmara de gemas do Sindijoias Ajomig, Manuela Soares, relatou sua experiência: “durante o evento foi feito uma apresentação em parceria do IBGM com o Sindijoias Ajomig, onde apresentamos para toda a comunidade de expositores, clientes e visitantes, os principais desafios do setor e uma solução, um programa focado na valorização da cadeia produtiva de gemas e joias, com intuito de movimentar e valorizar o nosso mercado.”
A XXXIII FIPP superou as expectativas dos organizadores, expositores e outros vendedores.
Vida longa ao evento!