INSTITUCIONAL

NOSSA HISTORIA

O Sindijoias Ajomig resulta da associação de duas entidades representativas do setor no estado de Minas Gerais

História

O SINDIJOIAS MG, desde a sua criação, atua juntamente com a AJOMIG, formando assim o SINDIJOIAS AJOMIG, representando toda a cadeia produtiva do segmento. A AJOMIG atende mais precisamente o comércio do setor e o SINDIJOIAS MG representa todas as empresas que participam das atividades industriais.

Fundada em 1964, a AJOMIG é uma sociedade civil, de fim não econômico, filiada ao Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), para representar e atender as demandas do setor do comércio. O SINDIJOIAS MG, por sua vez, foi constituído 25 anos depois, em 1989, para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal das indústrias das categorias que representa. Em 2017, foi criada no âmbito do SINDIJOIAS MG, a Câmara de Gemas, para tratar de questões específicas da extração, lapidação e comercialização nacional e internacional.

ATUAÇÃO


As duas entidades – Sindijoias MG e Ajomig – atuam de forma integrada, otimizando recursos e prioridades, para articular as principais ações implementadas no Brasil ao longo dos anos, em defesa das empresas e dos empresários dos setores de pedras preciosas, joias, bijuterias, folheados de metais preciosos e afins. A atuação conjunta é uma estratégia fundamental para estimular o crescimento do setor, superando obstáculos que o prejudicam, como a informalidade, as altas cargas tributárias e o contrabando, para mencionar apenas algumas. A estrutura é mantida por parte da contribuição sindical espontânea paga pelas empresas, pela contribuição dos associados e também pelo apoio dos parceiros.
O SINDIJOIAS AJOMIG é filiado ao Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos – IBGM, entidade nacional, de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 1977, que congrega as mais representativas empresas brasileiras do setor, localizadas em diversos estados brasileiros, além de diversas entidades de classe estaduais, ligadas ao setor de pedras preciosas, joias, bijuterias, metais preciosos e afins.

SINDIJOIAS MG

Sindicatos Empresariais são representantes legais das empresas junto as três esferas do Governo, regulamentados pelo Ministério do Trabalho.

Sobre

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE JOALHERIAS, OURIVESARIAS, LAPIDAÇÕES E OBRAS DE PEDRAS PRECIOSAS, RELOJOARIAS, FOLHEADOS DE METAIS PRECIOSOS E BIJUTERIAS NO ESTADO DE MINAS GERAIS – SINDIJOIAS MG, com sede em Belo Horizonte, é uma entidade constituída para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal das indústrias das categorias econômicas de joalheria, ourivesaria, lapidação e obras de pedras preciosas, relojoarias, folheados de metais preciosos e bijuterias do Estado de Minas Gerais. O SINDIJOIAS MG foi criado em 25 de novembro de 1989, é filiado à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG. A FIEMG, por sua vez, é filiada à Confederação Nacional das Indústrias – CNI.

AJOMIG

Associação que representa os interesses comuns da classe profissional e/ou empresarial.

SOBRE

A ASSOCIAÇÃO DOS JOALHEIROS, EMPRESÁRIOS DE PEDRAS PRECIOSAS, RELÓGIOS E BIJUTERIAS DE MINAS GERAIS – AJOMIG tem sede em Belo Horizonte, com base territorial no Estado de Minas Gerais, é uma sociedade civil, de fim não econômico, que congrega joalheiros e empresários de pedras preciosas, relógios, folheados e bijuterias em Minas Gerais. A AJOMIG foi criada em 11 de agosto de 1964.

Diretoria

Raymundo de Almeida Vianna | Presidente Sindijoias e Ajomig

Fundador do Sindijoias/MG e presidente por 27 anos, onde conquistou o fortalecimento e o reconhecimento nacional dos setores que a entidade representa.  Incentivou e participou ativamente da reformulação e reativação do IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos.

Encabeçou a criação do Núcleo de Formação e Treinamento em Joalheria do CFPARG/SENAI.

Atualmente é Membro do Conselho Superior do CIEMG; Vogal da Junta Comercial de Minas Gerais e Conselheiro da R. Vianna, Comércio, Indústria e Exportação Ltda. 

Murilo de Paula Graciano | Vice-presidente Sindijoias e Ajomig

Murilo Graciano iniciou sua trajetória aos 13 anos de idade, adentrando no mundo das pedras preciosas na prática das etapas de beneficiamento. Tendo como grande mestre seu pai, Sr João Graciano, aprendeu a manusear as pedras brutas e enxergar o seu total aproveitamento final. Ao longo dos anos, participando de diversas feiras nacionais e internacionais, ganhou vasta experiência e notoriedade no mercado mundial.

Tendo uma visão global do setor e se preocupando com isto, foi presidente da Câmara de Gemas do Sindijoias Ajomig nos anos de 2019 a 2022, liderando uma equipe responsável por diversas conquistas do setor de gemas a nível nacional. Isto o credenciou a ocupar a vice presidência do Sindijoias Ajomig, para o triênio 2022 a 2025.

Parceiros