O Encontro de Colecionadores de Minerais surgiu em 2013. Entre os vários propósitos, estão a exposição de coleções, trocas, identificação de gemas, entre outros. Ou seja, promovem diálogo aberto entre colecionadores iniciantes ou experientes e profissionais do mercado 

Este ano, foram celebrados os 10 anos do grupo no último dia 21/10, no Museu das Minas e do Metal Gerdau, que pertence ao circuito cultural da Praça da Liberdade. Na ocasião, também aconteceu o lançamento do livro “Gemas do Brasil”, de Carlos Cornejo, que aborda a diversidade e a beleza das pedras preciosas brasileiras.

Carlos é chileno e autor de uma sequência de obras do mesmo seguimento, a primeira foi “Minerais e Pedras Preciosas do Brasil” e a segunda “Coleções minerais do Brasil. A terceira é a “Gemas do Brasil”, que tem 896 páginas e 3.290 imagens de gemas brutas e lapidadas. O escritor começou o livro dando uma introdução histórica sobre as gemas e em seguida passa um guia das principais gemas do brasil, a segunda parte é um registro dos profissionais que participaram do ciclo da gema, finalizando com diversos pontos acerca do importante trabalho feito em minas, o comercio das gemas e sua utilização.

“O encantamento pelas cores, brilho e transparência das pedras preciosas é tão antigo quanto o homem. Sua lapidação para transformá-las em objetos de ornamentação pessoal deu origem ao termo gema, isto é, a região da pedra digna de ser lapidada. ” Escreveu o jornalista e escritor Carlos Cornejo no release de seu livro.

O autor é também um colecionador de minerais e tem um acervo de milhares de amostras, além de uma biblioteca recheada de livros e artigos de mineralogia, um verdadeiro museu de papel!